Santos lança projeto de impacto social para jovens atuarem como embaixadores do clima e da cultura oceânica.

Santos, 21 de fevereiro de 2024 – O Município de Santos, em parceria com a sociedade civil, está oferecendo uma oportunidade única para jovens entre 18 e 25 anos se tornarem agentes de transformação através do projeto "Jovens Embaixadores pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030".

Esta iniciativa busca capacitar e motivar a juventude a se engajar ativamente na proteção ambiental e na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, preparando-os para serem líderes na defesa do clima e na conservação dos oceanos.

Participam desta iniciativa os Rotaract Clubs de Santos, Santos-Gonzaga e Santos-Porto.

Os interessados têm até o dia 1º de março de 2024 para se inscreverem através do formulário disponível online. Os selecionados serão diplomados como Jovens Embaixadores e participarão de capacitações para aprofundar seus conhecimentos sobre questões ambientais e a Agenda 2030 da ONU. Além disso, terão a oportunidade de desenvolver projetos com potencial de impacto local, recebendo mentoria para sua execução.

Julia Carrilo, vice coordenadora da ACS Jovem, destaca a importância da iniciativa: "É muita gente reunida com um mesmo propósito: fazer transformações e multiplicar conhecimento! São os ODS na prática: ODS 16 e 17 para alcançar as metas do ODS 13 (combate para as alterações do clima). O Programa Jovem Embaixadores pelo Clima reúne todos estes ODS numa mesma página: proposto, construído e executado pela juventude para um bem comum que é fazer o enfrentamento às mudanças climáticas e garantir para as futuras gerações os mesmos recursos (ou mais) que temos hoje."

A iniciativa promete fortalecer o engajamento da juventude santista na luta contra as mudanças climáticas e na proteção dos oceanos, contribuindo para um futuro mais sustentável e resiliente para as próximas gerações.

 

Entrevista com Willian Mendes, Presidente do Rotaract de Santos:

Como o Rotaract está envolvido no projeto de Jovens Embaixadores pelo Clima e Cultura Oceânica?

O projeto está em fases iniciais. Serão 17 aulas focadas nos ODS e no desenvolvimento dos alunos, a primeira aula será no dia 09/03. Neste projeto, estão envolvidos os 3 clubes de Rotaracts de Santos, o Santos e o Santos Porto também darão aulas, e próximo ao fim, os 3 clubes darão mentoria aos alunos para estes desenvolverem projetos voltados ao meio ambiente. O clube Santos dará aula de como desenvolver projetos de impacto na comunidade, e o Santos Porto dará aula de Oratória. Outras instituições estão envolvidas para fornecerem outras aulas voltadas ao seu segmento, como CIEE, Sebrae e Parque Tecnológico de Santos, que focarão no empreendedorismo.

Por que acredita que é importante que os jovens se envolvam na promoção dos ODS, especialmente no contexto local de Santos?

Para colocar em prática as metas dos ODS é preciso primeiro conhecê-las. Ao conhecê-las de forma mais profunda, associada à realidade local, os jovens descobrem o quão necessário são para que haja um desenvolvimento sustentável e como os problemas que parecem distantes conseguem impactar indiretamente ou até mesmo diretamente no seu cotidiano, seja no presente ou até mesmo no futuro. Há estudos sobre elevação do nível do oceano que projetam que Santos pode começar a ficar alagada e até mesmo submersa de maneira permanente entre 2050 e 2100, com a elevação do nível do oceano. Não precisamos ir tão longe, quando a maré sobe isto já acontece em boa parte da cidade vizinha, São Vicente, e um pouco na Zona Noroeste de Santos, mesmo sem chuvas. A novidade é que será em toda cidade, incluindo a orla.

Localizar site dos clubes