Interessante esse negócio de mídia social: se bem utilizada, pode ser poderosa ferramenta de conexão.

No dia do meu aniversário, 4 de janeiro, recebi uma mensagem de uma rotariana de Presidente Prudente, Ianara Costa. Ainda que vinculada ao clube do distrito 4510, ela trabalha na Coordenação de Políticas para a Juventude, no Pátio do Colégio, berço da cidade, vinculada a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Ela sugeriu que o Rotary em São Paulo poderia participar de ações da secretaria junto à juventude, dado nosso histórico de programas voltados aos jovens. Que gostaria da minha intervenção como presidente do Rotary International para conectar os pontos. Imediatamente aceitei.
Um obstáculo : tinha viagem agendada a Taipei, para inspecionar as instalações predefinidas para a convenção de 2026, que será a nossa convenção.
Sugeri uma data improvável para brasileiro : quarta-feira de Cinzas, 15 horas, seis horas antes de meu embarque para Taiwan. Prontamente, Ianara aceitou.

E dois outros apaixonados também aceitaram , por serem os principais personagens da estória: o governador Cyro Soldani e a governadora Ana Maria Forli. A quem caberia encabeçar essas iniciativas em seus distritos, como ponto de partida para todo o estado de São Paulo.
Sacamos todos a purpurina e a fantasia (até parece !!!) e fomos ao trabalho.

A reunião contou com a participação de outro rotariano da região de Presidente Prudente, chefe da coordenação: Juliano Borges, que fará uma palestra na REGOESP em março, propondo os termos da cooperação entre os programas do governo do Estado e os distritos do Rotary no estado.
Na fotografia, na sala da coordenação do imponente e bem conservado prédio da Secretaria da Justiça, quase todos os integrantes da equipe da secretaria eram rotaractianos. Uma prova viva da influência positiva que o Rotary tem nos jovens. Um legado nosso para o Brasil e para a cidadania.

Essa estória confirma a credibilidade desfrutada pela instituição que presidirei, e da nossa capacidade de atuar em consonância com os poderes públicos, muito além de vieses políticos. Nosso olhar é voltado para a comunidade e suas necessidades.
Estou seguro de que nossa força de trabalho de mais de 12 mil rotarianos no estado de São Paulo encampara esse desafio . Afinal, somos gente de ação, e a juventude é um de nossos principais focos de interesse. 


Texto escrito por: Mário César Martins de Camargo, Presidente Indicado 2025-2026 do Rotary International.

Localizar site dos clubes